Jufra Sergipe
  • Home
  • Institucional
    • Quem Somos?
    • Secretariado
    • Fraternidades
    • Documentos Oficiais
    • Administrar
  • Blog
  • FORMAÇÃO
  • AE
  • DHJUPIC
  • INAFRA
  • Contatos

BAIXE AQUI: CARTA ENCÍCLICA "LAUDATO SI" (LOUVADO SEJAS)

10/20/2015

Comentários

 
CLIQUE AQUI e baixe a Carta Encíclita Laudato Si' Do Santo Padre Francisco sobre o cuidado da casa comum
Picture
Comentários

Encontro de Reavivamento do Carisma Franciscano - 2015

10/14/2015

Comentários

 
O Encontro de Reavivamento do Carisma Franciscano - que será realizado de 06 a 08 de novembro, na casa da Fraternidade de OFS Santo Antônio, em São Cristóvão - tem como proposta aprofundar a vivência do carisma franciscano.

Por isso, informamos que neste momento somente poderão participar os irmãos que já participaram do Retiro Inicial da Formação Base da JUFRA (RIFBJ), porém, este ano decidimos estipular um limite por fraternidade no qual apenas 3  membros de cada fraternidade independente de suas etapas de formação (sejam eles iniciantes ou não) poderão participar.

Todos os irmãos que desejam participar deste encontro deverão realizar a inscrição exclusivamente no site até  31/10. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 por indivíduo e R$ 30,00 por fraternidade (para a alimentação e outras necessidades básicas). O pagamento deverá ser realizado até o dia 02/11.

Obs.: Cada irmão deverá levar colchonetes, lençóis, travesseiro, além de materiais de higiene pessoal.

CLIQUE AQUI e faça sua inscrição!


Comentários

Benção de Santa Clara - Carta Convite/Convocação

8/6/2015

Comentários

 

Juventude Franciscana do Brasil em Sergipe
Secretariado Fraterno Regional NE B2
Aracaju/se, 15 de julho de 2015.


Caríssimos/as irmãos/as, paz e bem!

É com muita alegria que a juventude franciscana de Sergipe vem por meio desta, convocar as fraternidades de Jufra a participarem da missionaridade franciscana que acontecerá no próximo dia 08 de agosto de 2015 às 14 horas na paróquia Santa Clara de Assis (Jardim Centenário), durante os festejos da padroeira. a missionaridade é um momento em que franciscanos/as professos/as da OFS saem de casa em casa abençoando as residências e famílias com a benção de Santa Clara, bem como, realizam momentos de oração e reflexão com as famílias que os/as acolhem. por muitos anos esse momento é realizado na comunidade Santa Clara, onde as fraternidades de Jufra e OFS se fazem presentes para cumprirem com sua missão, e neste ano não será diferente, portanto solicitamos a presença do número máximo de irmãos e irmãs de todas as fraternidades para que possamos dar conta da necessidade, e assim, fazermos um trabalho missionário pautado em nosso carisma franciscano.


Observação: após a benção, teremos um jantar na casa dos irmãos da OFS, Fátima e Valdemir.

Algumas recomendações: levar bíblia e estar identificado/a com camisa do movimento.

Contamos com a sua participação e de sua fraternidade.

Um abraço francisclariano!

Steffane Mendonça
Secretária Regional de Ação Evangelizadora
Regional NE B2 – JUFRA SERGIPE

 

Comentários

Campanha da Fraternidade - 2015

2/23/2015

Comentários

 
Desde o ano de 1964 a Igreja no Brasil propõe aos Cristãos a Campanha da Fraternidade (CF), a qual é um projeto que tentar reavivar nas comunidades o compromisso com a evangelização voltado para a vivencia da fraternidade e da solidariedade. Tendo a cada ano um tema diferenciado, tal que se preocupa com a realidade social vivida, promovendo a vida e a justiça, a CF desenvolve-se com maior intensidade durante a quaresma.  Durante esse período a liturgia trabalha paralelamente com a Campanha, os cantos litúrgicos da missa, as preces e outras orações, são voltados para o tema trabalhado.

Um grande instrumento para o desenvolvimento do espírito quaresmal, convocando os cristãos a uma maior participação no sofrimento de Cristo, refletindo e vivendo a conversão, a renovação interior e principalmente a prática ação solidária.

Como a CF inicia-se junto com a quaresma, é fácil encontrar quem acredita que seu fim seja também no fim do tempo quaresmal, porém esse é um grande equivoco. A Campanha estende-se por todo o ano até ser lançada do ano seguinte.


Imagem


No atual ano (2015), a CNBB nos trás o seguinte tema para a Campanha da Fraternidade de 2015: “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, seu lema: Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45), tendo segundo a mesma os seguintes objetivos:

o   Fazer memória do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade, identificar e compreender os principais desafios da situação atual.

o   Apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da doutrina Social da Igreja, como elementos autenticamente humanizastes.

o   Identificar as questões desafiadoras na evangelização da sociedade e estabelecer parâmetros e indicadores para a ação pastoral.

o   Aprofundar a compreensão da dignidade da pessoa, da integridade da criação, da cultura da paz, do espírito e do diálogo inter-religioso e intercultural, para superar as relações desumanas e violentas.

o   Buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de Cristo de levar a Boa Nova a cada pessoa, família e sociedade.

o   Atuar profeticamente, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para o desenvolvimento integral da pessoa e na construção de uma sociedade justa e solidária.

 
Aprofundemos, portanto, irmãos, à luz do evangelho, o diálogo entre a Igreja e a Sociedades para a edificação do Reino de Deus.

Fraternalmente,

Clara Steffane Santos de Mendonça
Secretária Regional de Ação Evangelizadora 
Regional NE B2

Comentários

a celebração de Corpus Christi

6/16/2014

Comentários

 

“Deus não deixa de nos surpreender. Ele se faz  próximo, Ele se dá na Eucaristia, o verdadeiro alimento que sustenta a nossa  vida.”
(Papa  Francisco)

Imagem

Mais uma vez estamos nos aproximando da celebração de  Corpus Christi, dia no qual toda a Igreja Católica celebra o Mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A eucaristia é uma das maiores provas de amor de Deus para a humanidade. Jesus nos deixou a eucaristia para que possamos amar como ele nos amou, mas não amar na medida dos homens e sim amar na medida de Deus.  Alimentar-nos de Cristo significa o nosso "sim" ao projeto de vida que Jesus revelou da Cruz, é renunciarmos, sendo os arquitetos da nossa própria vida e entrando em comunhão com o seu plano de amor.     
                           
A Eucaristia não é só uma prova de amor. Jesus também vem nos mostrar solidariedade ao repartir o pão com os seus. É o sacramento da comunhão, que nos faz sair do individualismo, é sair de si e
colocar-se no lugar do outro, tomando suas dores e seus sofrimentos.

A maior forma de agradecermos a Deus pelo Pão Vivo que nos alimenta é dedicando-se à oração ao Santíssimo Sacramento, onde Cristo está presente e deve ser honrado através de nossas orações. Visitar o Santíssimo é uma prova de amor e gratidão, assim como um dever de adoração a Cristo Nosso Senhor.

Paz e  Bem!                                                                                                     

Fraternalmente,

Cibelle Alves Doria de Souza

Fraternidade de Jufra Servos do Criador

Maria Rosa Santos Gonzaga
Fraternidade de Jufra Servos do Criador

Imagem
Comentários

A Importância da Oração

3/14/2014

Comentários

 
 Imagem
 Imagem
            Vivemos em um mundo repleto de violência,  inveja, falsidade entre outros pecados cometidos pelas pessoas, e muitas vezes  ficamos perdidos sem saber o que fazer, como agir e o que pensar. Em situações  como essas que ocorrem constantemente não só conosco mas com parentes e  conhecidos, só nos resta fazer um encontro individual com Deus e orar.

             Através da oração, conseguimos estar mais próximos do nosso Pai Celeste. A oração nos mostra a verdade, sobretudo a verdade sobre nós mesmos:  nos mostra como realmente somos, como somos aos olhos de Deus. Segundo o Catecismo da  Igreja Católica, a oração é a chave que abre nosso coração e nossa alma ao Espírito Santo. Ao orar, permitimos que Deus atue em nossa alma, em nosso  entendimento e em nossa vontade, para ir adaptando nosso ser à Sua Divina vontade. (cf. Catecismo da Igreja Católica § 2825-1827).

            Ao orarmos, Deus consegue falar conosco e acalmar o nosso coração e a nossa alma, principalmente nos momentos de desespero e aflição, para que não façamos algo que não queira, porém, algo que o maligno quer. E é isso que ele espera que fiquemos longe de Deus.

            Como vivemos em fraternidade, e seguimos o exemplo de Francisco de Assis. Sua vida foi hipostasiada na própria oração, chegando a um estágio em que já não havia diferença entre a experiência da vida profana e a da sagrada. Ele estava de tal forma permeado pelo amor a seu Mestre, Jesus Cristo, que o viver era orar  e o orar era viver.


E ao permanecerem ele, Frei Masseu, Frei Elias e alguns outros num lugar deserto, e estando   num certo dia São Francisco no bosque para rezar, seus companheiros, que o tinham em grande reverência, temiam impedir de algum  modo a oração dele, por causa das maravilhas que Deus lhe fazia nas orações.
 
[Atos do Bem-aventurado Francisco e de seus companheiros, p.
1124. Em: Fontes Franciscanas e Clarianas. Apresentação Sergio
M. Dal Moro; tradução Celso Márcio Teixeira... [et. al.]. 2ª. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.].


            Então que possamos sempre obter esse encontro com Deus, seja que para pedir algo ou agradecer. Nunca deixe de orar, e sempre encontre um tempo para fazer isso, pois já dizia Beata Tereza de Calcutá, “É necessário que encontremos o tempo de permanecer em silêncio e de contemplar, sobretudo se vivemos numa cidade onde tudo se move velozmente. É no silêncio do  coração onde Deus fala.” 

           
Paz e Bem!!!

Fraternalmente,

Rosangela Vilela Sobral Lima
Subsecretária de Formação
Fraternidade de Jufra Sementes de Francisco


Referências: 
http://blog.opovo.com.br/sincronicidade/festa-de-sao-francisco/ 
http://apostoladocatolicovirtual.blogspot.com.br/2012/07/importancia-da-oracao.html  

           
 

Comentários

Quaresma

3/12/2014

Comentários

 
 Imagem
 Imagem
 
Quaresma significa quarenta dias em  preparação para a festa da Páscoa. Nesses quarenta dias unimo-nos ao mistério de  Jesus no deserto (Lc 4, 1-13).

         A Quaresma é um grande retiro de quarenta dias, momento propício para escuta da palavra de Deus, de arrependimento e conversão. 

        Nesse período devemos abandonar o “homem   velho”    existente    em  nosso interior,  romper com o pecado que habita em nossos corações, e nos afastar de tudo aquilo   que   nos   separa   de Deus.  “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo.  Convertei-vos e crede no Evangelho!” (Mc 1, 15).  Por isso,  a  Quaresma é o tempo    de  renovação   espiritual,  de  silenciar o nosso  ser e  ouvir  a  voz  de  Deus.  De   rever as   nossas atitudes enquanto cristãos.   Momento    oportuno   para  o  perdão   e  a  reconciliação   fraterna,   a  cada dia, durante a vida,   devemos   retirar   do   nosso  coração o ódio, o rancor, a inveja. As coisas que se opõe ao nosso amor a Deus e  aos irmãos. 

        No   tempo   Quaresmal   aprendemos   a   conhecer   e   a   amar   a   cruz   de Jesus.  Com isso,   aprendemos   também,   a   tomar   a   cruz   de   Jesus   com   alegria   para   alcançar  a glória   à   ressurreição.

Paz e Bem!!!

Fraternalmente,

Denilson Jesus dos  Santos
Etapa de Formação:  Iniciante
Fraternidade de Jufra Anunciadores da  Paz





Comentários

Campanha da Fraternidade 2014

3/12/2014

Comentários

 
 Imagem
“Deus não quer ver seus filhos sendo escravizados,


à semelhança e sua imagem, os criou.”
(Gn 1,27)

"Deus não quer ver seus filhos sendo escravizados, 
 à semelhança e sua imagem, os criou".
(Gn 1,27)




 A Campanha da Fraternidade é  um projeto realizado anualmente no Brasil pela Igreja Católica Apostólica  Romana, sempre no período Quaresmal, pelo fato de ser um tempo de conversão e de  reconciliação com Nosso Senhor Jesus Cristo.

 A  Campanha da Fraternidade (CF) é realizada com o intuito de despertar na vida   Eclesial a preocupação com aqueles que sofrem com os problemas que hoje estão   ocorrendo com toda a humanidade. Contribuir com a CF é o mesmo que resgatar as   vidas que por motivos banais estão sendo exploradas ou destruídas.

Este ano a Igreja nos propõe para  reflexão o tema: "Fraternidade e Tráfico Humano" que nos traz o objetivo de  localizar as diversas formam que o problema está acontecendo e  denunciá-las.

Paz  e Bem!!!


 

Fraternalmente,

Guilherme  Rangel
Subsecretário de  Ação Evangelizadora
Fraternidade de Jufra  Sementes de  Francisco
Comentários

Convocação e Programação para Ação Evangelizadora e DHJUPIC

1/8/2014

Comentários

 
 Imagem
Aracaju/SE, 07 de Janeiro de 2014.

 “A messe é grande, mas os operários, são poucos; Pedi, pois, ao dono da messe que mande operários para a sua messe” - (Mateus 9,35-38).

 Caríssimos irmãos/as, a todos um Feliz Ano Novo e um caloroso Paz e Bem.
 Em especial aos Subsecretários/as de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação (DHJUPIC) e Subsecretários/as de Ação Evangelizador/a.

 O ano de 2013 foi um ano de desafios e alegrias para a JUFRA de Sergipe, em linhas gerais tivemos um bom desempenho.
Em 2014 podemos melhorar e buscar corrigir as lacunas que deixamos em 2013. É chegado o momento de avaliar, reavaliar,... ratificar nossas ações e vivencia fraterna, para isso temos que nos colocar a servir, pois a igreja somos nós. Não existe serviço sem disponibilidade, esforço, dedicação,..., enfim trabalho. E no nosso caso AMOR ao serviço missionário / vivência fraterna. 
Para tal, precisamos nos organizar e dialogar, por isso segue abaixo as propostas de nossas reuniões com os/as Subsecretários/as de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação (DHJUPIC) e os/as Subsecretários/as de Ação Evangelizador/a. Desde já reservem essas datas em vossos calendários, e ao decorrer do ano vamos nos comunicando. 
É bom lembrar que a comunicação deve ser antecipada, pois de nada adianta um dia antes da reunião comunicar que não poderá ir.

Fraternalmente,

Rebecca Nascimento de Oliveira
Subsecretária Regional de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação (DHJUPIC) – Regional NEB2.
e-mail: [email protected]

Adriana Federle do Nascimento
Subsecretária Regional de Ação Evangelizadora – Regional NEB2.
e-mail: [email protected]

Comentários

Mensagem de Natal - Frei Erivan

12/23/2013

Comentários

 
 Imagem
Caro (a) Amigo (a),
Paz e bem!

O Natal é um Tempo terno e cheio de beleza que contagia, que ilumina os corações e faz resplandecer a luz do Emanuel, que continuará sempre conosco. (fr. Erivan)

Se anuncia a grande alegria a todos! É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Este sinal indicativo para que possamos encontrar um Menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.
 Só a contemplação pode simplificar a nossa oração para começar a ver a profundidade da cena e o sinal que nos é dado .
Uma manjedoura, um bebê, Maria na contemplação, José meditando: " Verdadeiramente Tu és um Deus . " Ó Pai, o único que conhece o Filho, dai-nos a reconhecê-Lo no amor e, poder, assim, imitá-lo. Nenhuma aparência exterior, nenhuma consideração, na vila tudo e todos eram indiferentes. Apenas alguns pastores, aqueles que estavam nas marginais da sociedade... E tudo isso é proposital: Ele escolheu a pobreza, a nudez. Ele desprezava a consideração dos homens", o que vem da  riqueza, o esplendor, a condição social.   Nenhum sistema, nenhum esplendor externo. No entanto, Ele é a Palavra que se fez carne, coberta com um corpo de luz . Ele está no mundo que Ele cria e renova continuamente, mas que é de todo um mistério a ser revelado aos simples. Porque Ele quer aparecer-nos apenas em segredo? Ele tinha, até então, nas palavras de Nicolas Cabasilas, um rei no exílio, um estrangeiro fora da cidade, e aqui Ele retorna à sua casa. Porque a terra antes de ser a terra dos homens, é a terra de Deus. E, retornando, se encontra nesta terra criada por Ele e para Ele. "Deus tornou-se o portador da carne, para que o homem pudesse tornar-se o portador do Espírito" diz Atanásio de Alexandria.

Seu amor por mim humilhou sua grandeza.
É feito semelhante a mim, para que eu O acolha.
É feito semelhante a mim, para que eu O ame ainda mais.
Para entender , eu tenho que ouvi-lo o que me diz:
"Para me tocar, deixem os seus bisturis...
Para me ver, deixem seus sistemas de televisão ...
Para sentir as pulsações do divino no mundo,
Não se prendam a instrumentos de precisão ...
Para ler as Escrituras, deixem a crítica de lado...
Para saborear-Me, se entreguem a sua sensibilidade... "
                                                           (Pierre Mounier ) .

Você acredita e por isso O adora! Te felicito um Feliz Natal e um Ano novo repleto de sonhos a serem realizados!
Roma, 17 de dezembro de 2013.

Com carinho franciscano,

Frei Erivan Araujo de Souza,OFMCap

Comentários

    Arquivos

    Outubro 2015
    Agosto 2015
    Fevereiro 2015
    Junho 2014
    Março 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013

    Categorias

    Tudo

    Feed RSS

Com tecnologia Crie um website único com modelos personalizáveis.
  • Home
  • Institucional
    • Quem Somos?
    • Secretariado
    • Fraternidades
    • Documentos Oficiais
    • Administrar
  • Blog
  • FORMAÇÃO
  • AE
  • DHJUPIC
  • INAFRA
  • Contatos